segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

EDITORIAL - JANEIRO 2013


Pe. Jorge Luiz Passon

             Amigos e amigas.
            Inicio mais uma vez, este ano de 2013, com o mesmo poema de anos anteriores, um dos pensamentos mais conhecidos de Santa Tereza d’Avila , que particularmente amo tanto:

“Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
                              Quem a Deus tem
                                  Nada lhe falta:
                                  Só Deus basta."

            Ou ainda, para melhor expressar a confiança em Deus, na certeza de que valeu a pena o ano que se encerra e que vale a pena esperar no novo que se aproxima, inspirado em São Paulo, cito um versículo dele que certamente você já ouviu tanto: “ Tudo posso naquele que me fortalece” -  Fil 4, 13 .
           
O encerramento de um ano vem sempre acompanhado de uma revisão profunda de nossas vidas.  Acontecimentos, palavras, atitudes, opções, encontros e desencontros... é como fazer uma  retrospectiva!  Lágrimas e franzir de testa pelas tristezas e decepções. São as desolações! Sorrisos e expressões de contentamento pelas vitórias, conquistas, realizações, bênçãos. São as consolações!  E, é claro, que para nós cristãos, tudo isso acontece regado pela certeza da misericórdia e a firme esperança em Deus. Nele nós podemos confiar e esperar sempre! Renovar a nossa fé e o compromisso como discípulos missionários de Cristo Jesus dizendo com coragem, ousadia e total confiança:
Quero caminhar contigo
E como um discípulo te acompanhar.
Te adorar, te contemplar
E viver na luz que vem do teu olhar.
Abandonei o mundo pra te seguir,
Viver ao lado teu é o desejo do meu coração.
Vale a pena
Deixar tudo pra te seguir, senhor.

            O ano que se aproxima, 2013, terá a marca da fé, será o ANO DA FÉ, convocado pelo Papa Bento XVI que diz assim: “ O ANO DA FÉ será um momento de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n’Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo”,  atravessar a porta da fé é embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. “Este caminho tem início com o Batismo, pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna”. O Sumo Pontífice sublinha a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. “Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos”, adverte na Porta Fidei.
            Na Carta Apostólica “Porta Fidei”, que editamos no jornal "O ROSÁRIO" da Paróquia, deste mês de janeiro, confira, paginas 05, 06, 07, 08,  expressa o desejo e a esperança de Bento XVI: “Desejamos que este Ano suscite, em cada crente, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. Será uma ocasião propícia também para intensificar a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia. [...] Esperamos que o testemunho de vida dos crentes cresça na sua credibilidade. Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê, é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste Ano”.  Cristo Jesus, em todo o tempo, convoca a Igreja, confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo.
            “Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé. Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar.[...] Só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus”. (Porta Fidei)
            Vamos vivenciar com entusiasmo, alegria e muito empenho o “Ano da Fé”!
            A todos os leitores e leitoras do Jornal o Rosário e suas famílias, desejo um Feliz Natal e um Ano Novo de 2013, com muita saúde, alegria, paz e abençoado com as graças de Deus. Tomo assim da Bênção Litúrgica que segue o texto de Nm 6,24-26 que  lembra a instrução do Senhor Deus para Moisés levar a Aarão, seu irmão, sobre como deveria abençoar seus filhos e filhas:

Deus vos abençoe e vos guarde!
Amém.

Ele vos mostre a Sua face e se compadeça de vós!
Amém.

Volva para vós o Seu olhar e vos dê a Sua paz!
Amém.