ORAÇÕES

 ORAÇÃO PELOS SACERDOTES

Ó Jesus, bom pastor, abençoa os padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino



ORAÇÃO DO COROINHA

Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia. Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito, as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo. Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebrarmos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade. Amém!


ORAÇÃO PELAS CRIANÇAS
 
Nós vos bendizemos, Pai celestial, pela existência e amável presença das crianças em nossas famílias e na sociedade. A criança é verdadeira e pura de coração: brinca livremente com os coleguinhas, sem excluir ninguém. A criança é capaz de maravilhar-se: alegra-se com a bondade das pessoas e encanta-se com as coisas da natureza. A criança tem os olhos na direção do futuro: segue seu caminho com alegria, coragem e esperança. Nós vos imploramos, Pai bondoso, fazei-nos livres e transparentes, como as crianças. Ensinai-nos a usar os bens da criação sem que eles nos tornem escravos. Que nossa convivência humana tenha por base a honestidade, a compreensão e a constante prática do perdão. Concedei-nos, enfim, Pai amoroso, amigo dos pequeninos, a graça de vos amar de todo o coração e amar nossos semelhantes como vosso Filho Jesus nos amou. Amém!
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino

ORAÇÃO PELOS DOENTES
 
Ó Jesus, manso e humilde de coração, nós te louvamos e agradecemos porque, sem cessar, fazes maravilhas em favor do teu povo sofrido. Tu, que és a medicina para todos os males, alivia os sofrimentos e cura as feridas de quantos padecem da alma e do corpo. Ó Senhor, fonte de amor e compaixão, consola os aflitos e alimenta a esperança dos que perderam a alegria de viver. Tu, que és o autor da vida, ensina-nos a valorizar e promover a saúde e concede-nos o dom de visitar e animar os que vivem no abandono e na solidão. E a nós, que em ti confiamos, ajuda-nos a transformar a situação de miséria e dor de tantos irmãos e irmãs que sofrem. Amém. 
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino


 ORAÇÃO A SÃO PELEGRINO (Oração contra o câncer)


Glorioso Santo, que, obedecendo à voz da graça, renunciastes, generosamente, às vaidades do mundo para dedicar-vos ao serviço de Deus, de Maria Santíssima e da salvação das almas, fazei que nós também, desprezando os falsos prazeres da terra, imitemos o vosso espírito de penitência e mortificação.
São Pelegrino, afastai de nós a terrível enfermidade, preservai-nos a todos nós deste mal com vossa valiosa proteção.
São Pelegrino, livrai-nos do câncer do corpo e ajudai-nos a vencer o pecado, que é o câncer da alma.
São Pelegrino, socorrei-nos, pelos méritos de Jesus Cristo Senhor Nosso. Amém.


PRECE DA SIMPLICIDADE

Deus, nosso Pai, São Félix despojou-se de si mesmo e procurou a simplicidade de vida por amor ao Reino dos Céus. Ensinai-nos a simplicidade, a gratuidade, o amor e o respeito à natureza, o poder de admiração e de encantamento, o poder de partilha e de comunhão. Ensinai-nos o canto, a reza, o silêncio fecundo, a contemplação e o agir transformador. Sejamos testemunhas da alegria cristã que exorciza o nosso mau humor e nos faz rir da nossa ganância sem razão, da nossa pressa que a nada conduz, das tribulações e avarezas de nossos corações. Senhor, fazei-nos rir de nossas próprias contradições, de nosso coração ansioso e descontente, do ridículo em que passamos nossos dias, do vazio que somos e do que construímos fora do vosso plano de amor. Enfim, nos alegremos não por sermos provados, mas porque através das provações descobrimos o significado da nossa fé que é luz para o nosso ser e agir.



SÃO PANCRÁCIO

 Um dos santos mais queridos na Europa e todos os seus devotos tem uma imagem deste santo em sua casa, loja e carteira. Diz a tradição que na loja e/ou em casa se o dedo da imagem de São Pancrácio apontar para dentro trará sorte para sua loja e sua casa.
É o padroeiro do trabalho e da saúde. Nasceu em Roma e foi batizado aos 14 anos e foi martirizado no ano de 304 DC.
Diz a tradição que era senador em Roma e era um respeitado membro da corte imperial do Imperador Diocleciano, e em 303 quando a ordem de perseguir os cristãos foi dada ele conseguiu uma maneira de esconder os cristãos, mas também escondeu a sua fé cristã. Um dia recebeu de sua mãe e irmã uma carta que o encorajava a revelar sua fé. Assim ele se apresentou ao imperador e revelou ser cristão. Foi preso e duramente martirizado para renegar a sua fé.
Naquela época o martírio em geral consistia em esmagar os ossos do braço, joelhos e dos pés em enormes prensas de madeira e como ele não renegasse a sua fé foi finalmente decapitado.
O culto a São Pancrácio foi muito importante, mesmo durante o seu martírio visto que vários dos espectadores se converteram ao ver o sofrimento, a coragem e a fé do santo.
Sua tumba se converteu em um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão e o local se tornou um santuário. Por esse motivo o Papa Símaco mandou erigir uma igreja no local nos princípios do século VI. Mas tarde outro pontífice, o Papa Honório I construiu entre os anos de 625 a 638 uma nova igreja em sua honra, visto que a anterior estava em ruínas e mandou gravar a seguinte inscrição no sepulcro:
"Pelos méritos insignes e singulares do bem-aventurado Pancrácio eu, Bispo Honório, servo do Senhor, para o bem do povo de Deus, ordeno derrubar o velho edifício que armazenava as ruínas e não continha os restos do santo devido aos descuidos dos antigos, e mando construir de nova planta outra igreja e dentro do altar adornado com mármores preciosos, coloco suas relíquias que antes estavam no exterior da parede do templo". A sua festa é celebrada no dia 12 de maio.

Oração a São Pancrácio:
(Contra o falso testemunho)

Vede, meu Deus, que eu estou abandonado e sem apoio, que meu coração está entregue a tristeza e a perturbação. Vinde em meu socorro. São Pancrácio, vosso glorioso mártir, interceda por mim. Pela eficácia de suas preces, obtenha eu todo o consolo, que espero de Vossa adorável justiça. Eu Vos suplico por Nosso Senhor † Jesus Cristo.

Repetir três vezes:

São Pancrácio, que desfazeis o falso testemunho, rogai por mim, majudai-me com todo vosso poder.

(Rezar: 1 Credo, 1 P. N., 1 A. M. e 1 S. R.)