quarta-feira, 1 de junho de 2011

EDITORIAL - JUNHO 2011

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA

O livro dos Atos dos Apóstolos é a “segunda parte” do evangelho de Lucas. É bem visível esta continuidade numa descontinuidade, na própria introdução: “No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu.”

Podemos chamar o livro dos Atos dos Apóstolos como “O Evangelho do Espírito Santo” pelo protagonismo que Lucas dá ao Espírito Santo na formação e condução da jovem Igreja que está nascendo no seio do grande mistério da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus e a descida do Espírito Santo. No evangelho, Lucas narrou “os atos de Jesus”, movido e animado pelo Espírito Santo. Na sua Ressurreição, Jesus promete “revestir com a força do Alto”, ou seja, com o Espírito Santo, aqueles que são testemunhas destas coisas, isto é, da missão-morte-ressurreição de Jesus. (Lc 24, 45-49; At 1, 4-8).

É muito claro nos Atos dos Apóstolos que enquanto a Igreja não for investida pela “potência” do Espírito Santo, expressa pelos símbolos do vento e do fogo, essa pequena comunidade dos discípulos de Jesus será uma comunidade “fechada”, sobretudo, uma comunidade “fraca”, incapaz de enfrentar um mundo hostil e de testemunhar, de frente a todos, aqueles homens iníquos que mataram Jesus de Nazaré, pregando-o em uma cruz, mas que Deus o ressuscitou dos mortos, constituindo-o “Senhor” e “Messias” – At 2, 36. Este anúncio ou Primeiro Kerigma será uma constante nos lábios dos Apóstolos que agora não terão mais Jesus presente para falar por eles, mas eles sim falarão por Jesus e como Jesus, na força do Espírito Santo.

Tudo o que a Igreja faz de bom é obra do Espírito Santo. E, sempre o faz no Espírito. Ela se envia em missão, organiza-se em comunidades e serviços, celebra a vida no Espírito, dá testemunho da vida de Jesus, O Cristo e Senhor.

Os Bispos no Brasil reunidos na 49ª Assembléia em Aparecida, no último mês de maio, próximo passado, foram claros em estabelecer essa consciência, tomando do texto de At 2,42 que diz: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações”. Assim a C.N.B.B estabeleceu o Objetivo geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil:

“Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”.

Assim a Igreja se verá, movida pelo Espírito Santo, como:

1. Igreja em estado permanente de missão;
2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã;
3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;
4. Igreja: comunidade de comunidades;
5. Igreja a serviço da vida plena para todos.

Que o Espírito Santo derrame sobre nossa Igreja a sua força para que sejamos de fato a Igreja que Deus quer que sejamos, que o tempo espera e de nós anseia.

Vinde Espírito Santo!


ORAÇÃO DE SÚPLICA AOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Espírito de Sabedoria, suplicamos-te que desças como vento em dia de tempestade para que, cada um de nós aqui presente se deixe interpelar e impelir pela tua ação.

Espírito de Entendimento, rasga as vendas que nos impedem de ver os teus sonhos e os teus projetos. Faz-nos compreender que nos destes esta vida maravilhosa para a colocarmos ao teu serviço e ao da felicidade dos irmãos.

Espírito de Ciência pousa sobre nós o teu clarão, o teu fogo, para que o nosso coração e a nossa mente se abram à tua sabedoria, ao teu mistério e aos segredos do humano…

Espírito de Conselho, pousa sobre os nossos pés, encaminha-os rumo aos teus projetos, murmura ao nosso ouvido os teus desejos. E quando sentires que ficamos surdos, não te esqueças de gritar bem alto… até que o nosso ser estremeça!

Espírito de Força lança-nos fora dos nossos medos e das nossas dores, projeta-nos além do pecado e da mesquinhez! Que a tua energia nos ensine a liberdade de Jesus Cristo, que a tua força seja a nossa força, o brilho dos nossos olhos.

Espírito de Piedade, que a tua ternura tatue as nossas mãos e o nosso coração e que a oração abra a nossa vida à passagem dos teus passos.

Vem ó Espírito de Temor de Deus e dá-nos a ousadia de optar pelos caminhos do Infinito e do amor, da beleza e da fidelidade, da justiça e da verdade.

AMÉM