quinta-feira, 7 de julho de 2011

EDITORIAL - JULHO 2011


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

“Com alegria tirareis água das fontes da salvação”.  Is 12,3

            Iniciar o mês de Julho com as festividades do Sagrado Coração de Jesus (01 de julho) e do Imaculado Coração de Maria (02 de julho) é motivo de gerar em nós uma grande espiritualidade da Misericórdia e um olhar atento às Sagradas Escrituras.

devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
        Este é o grande mérito da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, chamar a atenção para a centralidade do amor de Deus como chave da história da Salvação.  E, para aprender isso, é preciso debruçar-se sobre as Sagradas Escrituras e aprender a ler estas mesmas Escrituras, a interpretá-las de maneira unitária, como uma revelação do amor de Deus pela humanidade.
            O Papa Bento XVI escreveu: “Na História de amor que a Bíblia nos narra, Deus vem ao nosso encontro, procura conquistar-nos...”  podemos ver essa inspiração em vários momentos da vida de Jesus: da Ceia Eucarística, ao dar-se em comida; no alto do Calvário, na cruz,  com o coração trespassado pela lança; nas aparições do Ressuscitado enviando os discípulos. Assim podemos dizer com o Santo Padre e os Salmistas: “ Cresce então o abandono em Deus e Deus torna-se a nossa alegria - Sl 73”.
            Essa devoção tão central na vida da Igreja nos lembra também como Jesus doou a si mesmo de todo o coração, de bom grado, com alegria e, podemos dizer, com um profundo entusiasmo, isto é, cheio de Deus. A comunidade Igreja aprendeu de forma tão significativa com o Mestre Jesus que ela mesmo passa então a dizer: “ ha mais felicidade em dar do que receber” (At 20, 35); “Deus ama a quem dá com alegria” (2 Cor 9,7 ).  Isso é claro, não é fruto de um esforço humano ou de um propósito previamente delineado, mas é sim uma graça que o próprio Cristo nos obtém, é um dom do Espírito Santo que renova a face da terra.
É o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)

            Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em vós”.

Imaculado Coração de Maria, sede a nossa salvação e alegria!