quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EDITORIAL - FEVEREIRO 2013



 Pe. Jorge Luiz Passon

Amigos e amigas,
         Dizíamos na postagem anterior que o ano de 2013 terá a marca da fé. É o “ANO DA FÉ”, convocado pelo Papa Bento XVI com uma proposta clara de ser “um tempo de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n’Ele e para anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo”.  Redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.
        
Somos todos convocados a uma experiência pessoal e comunitária da fé em Cristo Jesus.  Sermos hoje, discípulos missionários à luz da experiência daquele homem que sente o coração arder ao ouvir falar de que Jesus iria passar e que haveria uma chance dele poder enxergar.  Quando Jesus passa, o homem carente e cego grita: “Jesus, Filho de David, me cura.” Assim aquele homem lança-se na grande aventura de crer e seguir Jesus. Ele agora vê e, a sua visão confirma a fé que ele já manifestara. Tudo agora é luz para ele:  Sigo a luz no mistério me abandono e me deixo envolver mesmo quando o sofrimento se derrama sobre mim na ausência de respostas eu procuro compreender, há razões que só a fé pode entender. Sigo a luz, o mistério nos ensina mesmo sem nos responder, a semente silenciosa o mundo espera pra nascer. Eu espero no Senhor e nele sei que vou vencer, minha força tem raiz no seu poder”. (Pe. Fabio de Melo)
            Se durante o ano de 2013 todos, como igreja, somos convocados a renovar a chama da fé, muito mais ainda, os jovens, terão essa graça e oportunidade com a Jornada Mundial da Juventude, JMJ 2013.
            Movidos pelo Espírito Santo, imitando Jesus e tudo fazendo pelo Pai Eterno, que nossos jovens possamlevar aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo”.
            E ainda, renovo os votos, para que tenhamos um fecundo período de vivência da Quaresma, tempo forte de oração e conversão. Aproveitar o tempo quaresmal como um longo período de retiro, na oração, penitencia e caridade.
Com os Jovens, saibamos todos experimentar a fraternidade, construindo em nosso meio uma cultura da solidariedade e respondendo com convicção ao apelo de Jesus: "Eis-me aqui, envia-me"