CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
JUBILEU – 60 ANOS DA PARÓQUIA
Amigos e amigas, caros leitores do Jornal o Rosário, Graça e Paz em Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Salve Maria!
Ano de 2012. Com alegria iniciamos o sétimo ano de edição de nosso querido Jornal o Rosário, com a grande certeza de que comunicar sempre é muito importante e vale o esforço de toda a equipe para anunciar por este meio escrito, um jornal, todo o amor de Deus que se manifesta em cada gesto e acontecimento da vida de nossa Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Toda a Pastoral da Comunicação se reveste desta grande responsabilidade de anunciar por novos meios e métodos, com renovado ardor missionário, o Reino de Deus. Isto, o fazemos de modo todo especial, ocupando os espaços que a nós são disponibilizados: “Jornal o Rosário”; “Deus está no ar”; “Santa Missa em seu lar”; “Fonte de Misericórdia” e “Despertar da Fé – R.C.C”.
Agora, muitos estão voltando de suas merecidas férias. Outros já estão em pleno ritmo de vida, retomado com vigor e entusiasmo. As crianças e jovens já estão voltando às aulas. Mochilas, cadernos, lanches, canetas, lápis, uniformes, os novos amigos e professores. As escolas, verdadeiros santuários da educação, acolhendo a todos para um novo tempo. Enfim, é a vida em sua batida, na marcação da grande sinfonia, no arranjo dos instrumentos, a afirmar sempre que a vida é bonita, é bonita e é bonita mesmo!
Também eu, Pe. Jorge, retorno de minha férias, agradecido por todo o trabalho e atenção de nosso querido Monsenhor Antônio José Chámel que permitiu-me este tempo de descanso junto aos meus familiares, assistindo com tanto amor e zelo a paróquia do Rosário. Também agradeço, e muito, aos leigos que aqui estiveram e participaram da vida paroquial durante este período de férias. Louvado seja Deus na vida de cada um de vocês.
A Catequese Paroquial também já está de volta. Inscrições, divisões de turmas, compromisso dos catequistas, catequizandos, pais. Enfim, é toda a vida paroquial, com seus sonhos e esperanças. É a Paróquia este espaço tão privilegiado para a experiência comunitária de Deus.
Na Liturgia, o Tempo Comum, está trazendo paras nós o constante desafio a responder: quem é Jesus para nós? Queira Deus, aprender a responder, com entusiasmo, que Ele é o nosso universo, o primeiro pensamento a cada manhã, a luz que entra a cada dia pela nossa janela! Ele é o Filho de Deus, aquele que nos convoca dizendo sempre, VINDE. Mas, é também aquele que nos envia sempre em missão dizendo: IDE.
Somos todos convocados a renovar, assim, nossos compromissos de batizados em nossas missões, pastorais, movimentos, equipes de serviços... São tantas: C.P.P., Pastoral do Dízimo, Batismo, Saúde, Catequese, Liturgia, Data Show, Música, R.C.C., Apostolado da Oração, Mãe Rainha, Marianos, Clube de Mães, Círculos Bíblicos, Oficinas de Oração e Vida, Pastoral da Comunicação, Cursilho, Ministros da Eucaristia, Juventude, Finanças, Administração e tantos outros.
Também em nossas comunidades, capelas: N.S.Aparecida no Pirineus, São Francisco e Santa Clara na Cohab, Bom Jesus no Bandeirantes, N.S. do Carmo no Eldorado, Santa Luiza no Santa Cruz, N.S.Das Graças e Coração de Jesus no Limoeiro e Serra Verde, N.S. do Perpétuo Socorro na Br 116. Nestes lugares, em meio às luzes e sombras, angustias e esperanças assim como diante de tantos conflitos somos todos convocados a viver a vida de Igreja, a provar e satisfazer a grande realidade do homem que é necessitado de Deus.
Chamo a atenção para três grandes realidades que nortearão nossa vida comunitária neste mês de fevereiro, estendendo-se para todo o ano de 2012, e marcando profundamente todas as atividades comuns e próprias de nosso dia a dia na vida paroquial.
A QUARESMA, tendo inicio na quarta feira de cinzas, 22 de fevereiro, indo até a Semana Santa, quando iremos celebrar todo o coração de nossa vida cristã que é o Mistério Pascal: Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para este tempo fecundo da quaresma, que nos convida a uma grande experiência de conversão, mudança de vida. Ou seja, a provar e experimentar profundamente a Jesus que nos convida a viver segundo o amor de Deus, numa entrega total e a Ele nos convertendo.
A CAMPANHA DA FRATERNIDADE, que tem início também com a quarta-feira de cinzas e marca a vida da igreja durante todo ano. Tudo que a igreja faz, fala, reflete, ora... tem sempre como panorama, a partir do tema da Campanha do referido ano. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. A Igreja ao propor como tema da Campanha deste ano: A fraternidade e a Saúde Pública, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Deseja sim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. Podem ter certeza, muito iremos ouvir falar do tema e suas conseqüências em nossa vida de Igreja, durante o ano de 2012.
JUBILEU DA PARÓQUIA. Sessenta anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Motivo de alegria e festa que estenderá por todo o ano de 2012. Celebração de compromisso com a vida e a Missão, “Ide e fazei discípulos meus”.
Durante toda a quaresma, iremos viver a Primeira etapa do Projeto “Igreja em Missão”, que consiste em dois momentos: visitas às famílias de nossas crianças da Catequese Eucarística e às famílias de nossos jovens da Catequese da Crisma; e, também, visitas a todos os enfermos de nossa paróquia. Será a realização pela Catequese Paroquial e pela Pastoral da Saúde a vivência da ordem de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus”.
Seja dócil no Espírito a este convite, venha e, também ao imperativo, ide. É Jesus quem convida, é Jesus quem envia.
Abraço a todos.