Amigos e amigas, leitores do Jornal “O Rosário”,
Inicio a edição deste jornal, o primeiro do ano de 2012, com um dos pensamentos mais conhecidos de Santa Tereza d’Avila , que particularmente amo tanto:
“Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança;
Quem a Deus tem
Nada lhe falta:
Só Deus basta.
Ou ainda, para melhor expressar a confiança em Deus, na certeza de que valeu a pena o ano que se encerra e que vale esperar no novo que se aproxima, inspirado em São Paulo , faz bem, cantar com Salette Ferreira:
Tudo passa, tudo passa, tudo vai passar
Só não muda o amor de Deus que é Pai.
Nem a morte, nem a dor, nem a solidão
Pode superar o amor de Deus por mim oh! oh!
Só não muda o amor de Deus que é Pai.
Nem a morte, nem a dor, nem a solidão
Pode superar o amor de Deus por mim oh! oh!
Só Deus não passará
Só Deus permanecerá
Só Deus
Seu amor que vive em mim
Só Deus permanecerá
Só Deus
Seu amor que vive em mim
Só Deus não passará
Só Deus permanecerá
Só Deus
Ele voltará
Só Deus permanecerá
Só Deus
Ele voltará
Oh! Senhor teu corpo e sangue minha redenção
Aliança por toda eternidade
Vem agora, oh meu Deus toma meu coração
Pois sem ti nada posso realizar ah! ah! ah!
Aliança por toda eternidade
Vem agora, oh meu Deus toma meu coração
Pois sem ti nada posso realizar ah! ah! ah!
Encerrar um ano nos leva a uma revisão profunda de nossas vidas. acontecimentos, palavras, atitudes, opções, encontros e desencontros... é como fazer uma retrospectiva! Lágrimas e franzir de testa pelas tristezas e decepções. São as desolações! Sorrisos e expressões de contentamento pelas vitórias, conquistas, realizações, bênçãos. São as consolações! E, é claro, que para nós cristãos, tudo isso acontece regado pela certeza da misericórdia e a firme esperança em Deus. Nele nós podemos confiar e esperar sempre!
Já narrei aqui no jornal “O Rosário”, certa vez, num dos editoriais, a experiência da religiosa, uma freira, com sua agenda nova. Ela dizia que sempre, no inicio do ano, ela tomava a agenda que ganhava de sua superiora para marcar os seus compromissos. E, as primeiras palavras que ela escrevia era justamente na última página da agenda, no dia 31 de dezembro do corrente ano. Ela escrevia mais ou menos assim: “ Eu vos louvo Senhor Deus e agradeço por todo este ano, por tudo que aconteceu. Muito obrigado Senhor”! Imagine bem, o ano nem havia começado e ela já estava agradecendo a Deus por tudo que aconteceu, ou melhor, por tudo que ela nem sabia, nem o quê e nem como aconteceria. Isso é esperar em Deus. É confiar em Deus. É colocar nas mãos de Deus a vida. Eu já escrevi na minha agenda de 2012: “ Por tudo, Deus seja louvado”!
O ano de 2012 será para nós da Paróquia Nossa Senhora do Rosário um ano todo especial de festas, celebrações, confraternizações, louvores, orações, missões... Nossa Paróquia está comemorando o Jubileu de Diamante. São 60 anos de Evangelização em nossa cidade. Tudo começou oficialmente no dia 12 de março de 1952 com a criação da Paróquia, pelo então Bispo Diocesano, Dom Delfim Ribeiro Guedes e tendo como primeiro Pároco, o Revmo Sr. Pe. Diniz, como registra para nós o grande historiador da Diocese de Leopoldina, Mons. Chámel ao escrever:
“Até o ano de 1950, Leopoldina possuía apenas uma paróquia que era sediada na Catedral e a Igreja do Rosário era apenas uma igreja filial. Por Decreto datado de 12 de março de 1952, Dom Delfim Ribeiro Guedes, primeiro bispo de Leopoldina, elevou a Igreja do Rosário à categoria de sede paroquial, concedendo-lhe “pleno direito e faculdade de ter sacrário, onde se conserve o Augusto Sacramento da Eucaristia, com o necessário ornato e decência e com a lâmpada acesa dia e noite, bem como a faculdade de utilizar-se de todos os livros da antiga sede paroquial, menos os livros de Tombo, que permanecerão no Curato da Catedral, a ser criada por decreto de hoje, e de utilizar-se de todos os demais direitos, honras e distinções de uma igreja paroquial. Damos, portanto, por transferência e canonicamente instituída na Igreja de Nossa Senhora do Rosário a nova sede paroquial acima referida, a qual terá por titular NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, cuja festa se há de celebrar, anualmente, de acordo com as prescrições litúrgicas, no dia próprio, e com devoção e religioso esplendor”. Assim, todo o arquivo paroquial anterior foi transferido aos cuidados da nova paróquia, bem como a maioria das capelas filiais da cidade de Leopoldina. Algumas dessas só foram desmembradas com a criação da Paróquia de São Benendito. Hoje a paróquia com seis capelas e uma em projeto de construção.”
Todo ser que vive e respira, louve o Senhor! Sl 150, 6
Para melhor celebrar o Jubileu de Diamante da criação da Paróquia eu, Pe. Jorge Luiz Passon, na autoridade de Pároco, na força do Espírito Santo, sob a proteção de Maria, Senhora do Rosário, convoco a toda a Paróquia, com suas forças vivas que se expressam nas várias pastorais, movimentos, comunidades, associações, ministérios, todas as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos, o empenho em fazer de modo especial o ano de 2012, um ano MISSIONÁRIO, dentro do Projeto, “IGREJA EM MISSÃO”, com seu lema: “ Ide e fazei discípulos meus” – MT 28, 19.
Eu creio o Senhor fará maravilhas em nosso meio!
O projeto se dará em 3 etapas, iniciando na quarta-feira de cinzas, abertura oficial. E, coroando todas as celebrações no dia 07 de outubro de 2012, dia de Nossa Senhora do Rosário. Venha participar conosco! O esforço vai valer a pena!
Rogo as bênçãos de Maria, Senhora do Rosário e, sob o seu manto sagrado deposito os sonhos, desejos e projetos desta Paróquia