EDITORIAL
“ Ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto de esperança àquele que está por chegar, o príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco.”
Amigos e amigas, leitores do Jornal o Rosário,
Meus caros Paroquianos,
Encerramento de um Ano Litúrgico, início de um novo Ano Litúrgico!
Encerrar e iniciar tem sempre algo que nos envolve, tanto na alegria, quanto na insegurança do novo que se aproxima. Até mesmo o poeta pode exprimir assim:
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Vai valer a pena ter amanhecido
Ou ainda
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais...
Iniciar um novo ano litúrgico com a grande certeza de um novo tempo, novas oportunidades, novos erros e acertos. Um tempo todo de Deus um tempo todo nosso. Neste ano Litúrgico 2012, ano B, vamos sempre acompanhar o Evangelho de Marcos. O inicio do novo Ano Litúrgico se faz com um tempo todo especial, de nome ADVENTO.
O Advento é tempo sumamente sugestivo do ponto de vista religioso, pois está cheio de esperança, e de espera espiritual. Todos os anos a comunidade cristã se prepara para fazer memória do nascimento do Redentor, esse tempo nós damos o nome de Advento, isto é, para a vinda, para chegar. Experimentamos assim um calafrio de alegria, que se comunica, em certa medida, a toda a sociedade. Envolve a todos neste tempo de espera, tanto quanto memória da primeira vinda quanto a fecunda esperança da segunda vinda.
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
A Igreja nos convida assim à participação nestas quatro semanas do advento, semanas de preparação. Somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos. Venha participar conosco da mesa da Palavra e da mesa da Eucaristia. Prepare para que seu coração, sua casa, nossa Igreja, possa ser uma verdadeira manjedoura, bem aconchegante, para acolher o menino Deus que vai nascer nesse Natal. O seu Natal será mais fecundo assim!
Serão quatro semanas de intensa preparação e vigilância. De cada domingo eu destaco agora uma motivação bíblica:
Primeiro Domingo do Advento: “O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”;
Segundo Domingo do Advento: Uma voz clama no deserto: “preparai o caminho do Senhor”;
Terceiro Domingo do Advento: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos”;
Quarto Domingo do Advento: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Izabel ficou repleta do Espírito Santo”.
Venha fazer parte conosco deste caminho de Esperança, o Advento
E, chegando assim, com entusiasmo e alegria ao final de mais um ano, todos nós da PASCOM, equipe do jornal o Rosário, queremos desejar a você, sua família e familiares, nossos votos de um fecundo tempo de preparação, Advento. Feliz e Santo Natal para todos e, um Ano Novo de 2012, repleto das mais escolhidas graças e bênçãos do céu.
Deus abençoe a todos.